Etapa 3 - Fundão - Serra da Gardunha - Fundão

66 kms 2000 AC+

Há muito que desejamos que o Geotour Aldeias do Xisto tivesse uma etapa totalmente percorrida na belíssima Gardunha, onde os trilhos e as paisagens de qualidade se confundem  e se misturam num só.

Após a saída do Fundão rapidamente nos embrenhamos na Serra da Gardunha onde a paisagem é caracterizada por enormes pinheiros e Castanheiros que parecem fazer guarda de honra aos inúmeros cerejais que proliferam pela encosta norte. Rapidamente chegamos a Alcongosta, capital da melhor cereja de Portugal, onde vamos percorrer ruas de piso e casas de pedra, uma verdadeira aldeia de montanha. Continuamos a subir e a paisagem muda de forma radical, a serra fica despida de árvores pois os incêndios que ao longo das últimas décadas por aqui têm passado impedem o crescimento das mesmas. Mas a paisagem não perde qualidade, antes pelo contrário. Com uma formação granítica de grandes rochas, estas tomaram o lugar das árvores e estão ali imponentes a vincarem uma paisagem deslumbrante para a Cova da Beira e Serra da Estrela.

Chegamos ao Posto de Vigia da Gardunha e descemos ainda pela encosta norte até meio da serra para depois virar-mos á direita em direção ao Carvalhal.

 

Serra da Gardunha

 O Carvalhal é um pequeno oásis situado a meio da Serra da Gardunha, numa pequena planície com uma represa de água, onde Castanheiros e Carvalhos de grande porte teimam em resistir aos incêndios e tornam este lugar de uma beleza extraordinária. Os nosso participantes bem podem desfrutar da calma e sossego que aquele lugar proporciona pois de seguida vamos iniciar a segunda parte da subida em direção às Antenas de Castelo Novo. Subida dura, com um ou dois pontos de elevada inclinação.

 

Após o alto, uma descida em grande velocidade que serpenteia por trilhos da encosta sul da Gardunha. No sopé da serra temos a aldeia histórica de Castelo Novo, mas a nossa rota leva-nos por trilhos rápidos para o Casal da Serra. Muda novamente a paisagem e agora voltam as árvores, os campos cultivados e os single-tracks que antigamente serviam de acesso a pequenas encostas cultivadas na serra e agora fazem a delícia dos amantes de desportos na natureza.

 

Louriçal do Campo e Soalheira fazem parte do cardápio da nossa selecção de freguesias a percorrer nesta etapa. Será depois altura do regresso à cidade do Fundão. Regressar ao Fundão implica volta a subir a Gardunha e vamos faze-lo com inicio no antigo colégio Jesuíta de S. Fiel. È uma subida mítica e obrigatória para os amantes do BTT que visitam esta encosta da Gardunha. Chegados ao alto descansamos num pequeno planalto e entre algumas pequenas subidas e partes a rolar voltamos a passar por cima da Aldeia Histórica da Castelo Novo e nas pradarias que os pastores da Gardunha usam para criar o seu gado. É altura de ganhar folego para a última subida de volta ao Posto de Vigia da Gardunha.

Guardamos a parte mais divertida para o fim, pois desde aqui até ao Fundão é diversão pura com os novos single-tracks que foram abertos por nós e que pretendem fazer parte de um futuro Bike Park a acompanharem-nos durante vários kms até á pista de XCO do Parque do Convento, onde vamos aproveitar os trilhos mais divertidos. Diversão, técnica, velocidade e condução, tudo para aproveitar em 8 kms de descida.

Fechamos o Geotour Aldeias do Xisto 2022 com chave de ouro.