ETAPA 02
ETAPA MINEIRA
BARROCA DO ZÊZERE | JANEIRO DE CIMA | CASAL DA LAPA | SÃO JORGE DA BEIRA | SOBRAL DE SÃO MIGUEL | CASEGAS | BARROCA DO ZÊZERE
Nesta edição optamos por realizar uma etapa com partida e chegada fora da cidade do Fundão. Esta opção teve como fundamentos essenciais o querermos estender uma etapa a zonas e freguesias do território das Aldeias do Xisto e explorar novos e emocionantes trilhos, pois se é algo que a nossa prova se pode orgulhar é de tentarmos apresentar de ano para uma variedade de trilhos diversificada, mantendo no entanto alguns pontos-chave do evento
ETAPA CIRCULAR | EXTENSÃO 80 KMS | ACUMULADO 2500+
A Barroca do Zêzere, sede do território das Aldeias do Xisto, foi por isso uma escolha natural, pois a beleza e envolvência da aldeia em perfeita harmonia com o Rio Zêzere são um local de visita obrigatória por parte de todos aqueles que ao longo dos anos participam no Geotour.
Após a partida, a prova segue para Dornelas do Zêzere e depois pela margem esquerda do Zêzere até mais uma Aldeia do Xisto, no caso, Janeiro de Cima. Trilhos e caminhos do melhor que um amante do BTT pode encontrar em Portugal.
Segue-se depois uma subida longa pelos Brejos, até chegar ao Casal da Lapa, onde a beleza da Barragem de Santa Luzia irá certamente ficar na memória de quem não conhece. Pela margem Este da barragem, seguimos para Unhais-o-Velho e mais um espetacular e antigo trilho nos leva até ás Meãs. As Ribeiras e as águas cristalinas são uma constante num território que parece saído dos livros de histórias antigas.
Após uma subida que nos leva a território do concelho da Covilhã, descemos por mais um single-track espetacular para São Jorge da Beira. Assim, de repente, circulamos por três Concelhos, Fundão, Pampilhosa da Serra e agora Covilhã. Em São Jorge da Beira será realizado o abastecimento, em frente à Associação local e junto das gentes que fazem questão de preservar e oferecer trilhos para a prática não só do BTT como de outros desportos na natureza.
Vamos visitar a Srª do BTT, local que os locais fizeram questão de marcar como prova da sua dedicação e gosto a este desporto, e descemos um novo single-track em direção a novos trilhos que nos levam a uma nova Aldeia do Xisto - Sobral de São Miguel. Entramos em território novo em edições do Geotour e o património natural desta Aldeia do Xisto é algo que merece uma visita mais demorada por parte de todos nós e que certamente será motivo de regresso mais tarde por parte de todos. Sempre por antigos caminhos e trilhos cravados nas encostas destas montanhas, seguimos para Casegas. Mais ribeiras, mas agora uma parte mais rolante e chegamos ao Ourondo, onde entramos na sua Praia Fluvial, para depois seguirmos para Silvares e terminarmos com o mais famoso dos trilhos do Geotour, o Cabeço do Pião, local que dispensa apresentações. Se houvesse um ranking dos locais mais espetaculares para se fazer BTT, certamente o Cabeço do Pião estaria no topo da lista.
Nota:
Os banhos para os participantes masculinos são realizados no centro escolar em Dornelas do Zêzere (4 kms de distância). A organização vai disponibilizar transporte de ida e volta para os referidos balneários.
No final da etapa será disponibilizada uma refeição volante apoiada pela Junta de Freguesia, nas instalações da Associação dos Amigos da Barroca, junto do local da chegada.