Etapa 2 - Fundão - Cabeço do Pião - Fundão

85 Km e 2600 de AC+

Etapa obrigatória e imagem de marca do Geotour Aldeias do Xisto com passagem nos míticos trilhos do Cabeço do Pião.

 

Esta etapa tem o início igual ao das ultimas edições, com a partida da cidade do Fundão e a passagem em primeiro lugar pela Argemela, onde num local de antigas explorações mineiras vamos ter contacto com magnificas vistas e single-tracks propositadamente feitos para o Geotour e que fazem a delicia de todos. Condução e diversão na descida da Argemela estão garantidas.

 

Avançamos depois para o primeiro encontro com ás margens do Rio Zêzere e rapidamente estamos em Silvares, onde iniciamos a subida que nos colocará no Alto do Cabeço do Pião. Chegados ao alto os participantes irão deparar-se com um dos melhores trilhos existentes em Portugal para a prática de BTT. Com uma paisagem incrivel á sua volta, onde a beleza do rio, das serras e os escombreiras que sobram da exploração mineira de muitos anos se misturam, será o momento de libertar toda a adrenalina e de nos deliciara-mos com um dos melhores momentos que podemos viver em cima de uma bicicleta de BTT.

 

Depois de trilhos e single-tracks únicos abandonamos o cabeço do Pião e seguimos junto ao rio até à Barroca do Zêzere, sede das Aldeias do Xisto. O Zêzere e os seus magníficos trilhos continuam a fazer-nos companhia e passamos Dornelas do Zêzere e Alqueidão. Perto da Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima abandonamos o Zêzere e dirigimo-nos para o outro lado da serra, onde vamos ao encontro da ribeira de Bogas. Será o regresso à Serra da Maúnça que foi lugar de passagem obrigatória nas primeiras edições do Geotour.

Bogas do Meio, Bogas de Cima e Malhada Velha são aldeias incrustadas na serra, onde o tempo parece ter parado, levou os mais jovens para longe mas manteve os mais velhos que vão dando mantendo vivos lugares incríveis, de um Portugal quase esquecido.

Após a Malhada Velha uma subida dura e longa leva-nos até ao alto do Açor, onde vamos descer por mais um trilho de grande qualidade e beleza até Enxabarda e depois Castelejo e Souto da Casa.

Uma ultima subida e chegamos â cidade do Fundão em grande velocidade, concluindo a mais extensa e dura etapa do Geotour Aldeias do Xisto 2022.